trunfo-ecurso
Sala sobre a net

HOME

Cursos Trunfos E-Learning
intrudução em e-curso
FUNDAMENTOS DO E-CURSO
paradigmas do ensino virtual
E-CURSO E A TECNOLOGIAB VIRTUAL
Sala sobre a net
forum sobre e-curso
aprendendo fazer e-cursos
sala de cursos grátis
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
sala virtual
jogos modelos para aprendizado
Location
Contact Us
Meet Our Staff
Customer Accolades
New Page Title

Recursos e Ferramentas da INTERNET

Recursos Básicos

Ferramentas

 

Telnet
Telnet é o recurso da INTERNET que permite estabelecer uma conexão com outro computador da rede. Ele oferece a oportunidade de estar em um sistema computacional e trabalhar em outro, não importando se o sistema está localizado na sala ao lado, em um prédio próximo, na mesma cidade, ou a milhares de quilômetros de distância. Você acessa um outro computador como se o seu terminal (microcomputador PC, Macintosh, estação de trabalho, etc.) estivesse ligado diretamente àquele computador. A única diferença é que, se este outro computador estiver distante, a resposta aos seus comandos pode ser um pouco mais lenta, ou seja, os caracteres digitados levam um pouco mais de tempo para aparecer na tela (em torno de um segundo ou mais). Na maior parte dos casos, você pode continuar digitando mesmo se o que já foi digitado ainda não apareceu na tela. Após algum tempo, o computador que está sendo acessado dará o retorno.

Através do uso do Telnet você poderá ter acesso ao seu Eletronic Mail, mesmo estando em outra cidade. Também poderá acessar bancos de dados, catálogos de bibliotecas, ferramentas de procura de informações (Archie, Gopher, Netfind), etc.

Para utilizar o Telnet, em primeiro lugar você deverá saber o nome do computador ou Host que deseja acessar. Normalmente, esta máquina solicitará a identificação do usuário e também uma senha. A identificação do usuário, também chamada de conta, user-id, username, login, serve para que o computador que está sendo acessado identifique se você é um usuário autorizado a utilizá-lo. Já a senha, também chamada de password, prova que é realmente você que está solicitando acesso. Este processo é semelhante ao que você realiza quando utiliza um caixa eletrônico de banco.

No caso de você não possuir contas em outros sistemas, não de desespere!!! Diversas organizações oferecem uma série de serviços públicos que, ou não necessitam de senha, ou a senha é pública.

Importante:

Seja educado ao lidar com pessoas e organizações que oferecem serviços de acesso público, pois muitos destes serviços são mantidos por voluntários. Não tente se apropriar egoisticamente dos recursos oferecidos. Muitas vezes, você será orientado a utilizar um serviço após o expediente. Neste caso, respeite esta regra, e tome cuidado com o fuso horário.

Usando o Telnet

O Telnet, depois do Correio Eletrônico (E-Mail), é o recurso mais conhecido. A sua utilização é bastante simples. As partes mais desafiadoras do uso do Telnet são, em primeiro lugar, descobrir os endereços dos computadores que queremos acessar e, em segundo lugar, aprender a variedade dos diferentes comandos necessários para usar os muitos serviços que estes computadores oferecem. Para este segundo problema, a solução é ler com atenção as instruções e as telas de ajuda (help) que são mostradas durante o procedimento de abertura de sessão de trabalho (log in). Lembre-se de que você está acessando outro computador; portanto, muito provavelmente os administradores do seu sistema não poderão ajudá-lo. Mas não se preocupe, pois , normalmente, estes serviços possuem interfaces amigáveis, auto-explicativas.

No prompt do seu computador (%, $, #) digite:

        telnet nome_da_máquina_que_vai_ser_acessada
O nome_da_máquina_que vai_ser_acessada pode ser tanto no formato alfanumérico (asterix.ufrgs.br) quanto no formato numérico (143.54.1.8), também chamado de endereço IP.
Exemplo:
       
        telnet asterix.ufrgs.br ou telnet 143.54.1.8
Exemplo Comentado:

Para abrir uma conexão, digite:

        telnet vector.ufrgs.br
O sistema responderá com alguma coisa semelhante a:
        Trying 143.54.1.100 ...
        Connected to vector.ufrgs.br.
        Escape character is '^]'.
        UNIX(r) System V Release 4.0 (vector.ufrgs.br)
Após isso, será solicitada a identificação do usuário. Normalmente, a messagem emitida é 'login:' ou 'username:'. Uma vez fornecida esta informação, uma senha (password) será solicitada. Não se preocupe com o fato de ela não aparecer na tela enquanto está sendo digitada, pois este comportamento é proposital. Se supõe que a senha seja secreta; portanto, você não deve querer que outra pessoa fique olhando ela aparecer na tela.

Dica:

Muitas vezes, quando você estabelecer uma conexão com outro sistema, será solicitado que você informe o tipo de terminal que está sendo usado. Na maioria dos casos a resposta é VT-100 ou VT-102.
Encerrando uma conexão Telnet

Um dos maiores problemas que os novos usuários enfrentam ao utilizar o Telnet é encerrar a sessão que foi aberta. A melhor forma de enfrentar este problema é observar cuidadosamente se, na abertura da sessão Telnet, são dadas instruções de como encerrar a conexão. Caso nada seja dito, tente os seguintes comandos: exit, quit, logout, logoff, stop, bye, goodbye, leave, disconnect, fim, x (maiúsculo ou minúsculo), q (maiúsculo ou minúsculo), CTRL-D, CTRL-Z.

Portas de Telnet

Em alguns casos, ao estabelecer uma conexão, você terá que informar um outro identificador além do endereço do computador. Este identificador é chamado de número da porta e tem a função de identificar o serviço desejado. Este método é muito comum no acesso a sistemas de bibliotecas, a fim de facilitar a vida do usuário, pois, normalmente, não é necessário informar senha.

No exemplo a seguir, será dado um Telnet para a porta 13 do computador. A porta 13 é a porta que informa o horário, independente do computador que esteja sendo acessado. Ela informa a hora local deste computador e depois desconecta. Esta informação pode parecer inútil mas, muitas vezes, o usuário irá precisar dela, principalmente, quando for solicitado que ele acesse este computador fora do horário de expediente.

Exemplo:

        telnet penta.ufrgs.br 13
        Trying 143.54.1.19 ...
        Connected to penta.ufrgs.br.
        Escape character is '^]'.

        Thu Jun  1 18:49:06 1995

        Connection closed by Foreign Host
Mensagens de erro comuns

Host unavailable

Esta mensagem significa que o computador que se quer acessar não está funcionando no momento. Também pode ser problema na rede.
Host unknown
Neste caso, o problema mais provável é que o endereço informado está errado. No entanto, este computador pode ter sido removido da INTERNET

TN3270

Uma variante do Telnet é o TN3270. Esta outra versão existe para que possamos acessar os diversos mainframes IBM que estão conectados na INTERNET. Muitos catálogos de bibliotecas exigem que se utilize o TN3270. A utilização do TN3270 é exatamente o mesmo do Telnet.

Dica:

Se você notar que um sistema fica desconectando-se ao ser acessado, ou verificar a ocorrência de grandes quantidades de letras maiúsculas, ou ainda aparecerem referências aos sistemas operacionais VM ou MVS da IBM, provavelmente será necessário utilizar o TN3270.

Pratique o que você acabou de aprender

Para saber o nome das universidades e a velocidade de suas linhas, passe o mouse sobre as esferas.
Os dados surgirão no canto inferior esquerdo do seu browser.